Quem somos

Franklin Advogados é um escritório brasileiro, moderno, atualizado, ágil e independente, de atuação multidisciplinar, apto a traduzir o ambiente legal brasileiro em benefício de clientes nacionais e internacionais.

O escritório representa clientes brasileiros e estrangeiros numa ampla gama de setores, incluindo desportivo, construção, bancário, administrativo, eleitoral, imobiliário, financeiro, dentre outros.

Franklin Advogados possui correspondentes em todo o Brasil e mantém relacionamento estreito com escritórios de primeira linha em diversos países, notadamente na Europa e nos Estados Unidos da América.

Nossa missão é atuar com valores éticos, aplicando o direito na defesa dos interesses de nossos clientes, estabelecendo relacionamentos de confiança mútua, tanto no dia-a-dia como em decisões estratégicas, envolvendo questões legais sofisticadas, complexas ou tecnicamente desafiadoras.

Assessoria e consultoria em serviços jurídicos multidisciplinares para empresas & profissionais.

Marcelo Franklin

Marcelo Franklin

Sócio Fundador

Biografia

Nascido no Rio de Janeiro, Marcelo Franklin é advogado especialista em direito desportivo, regras antidoping, contencioso civil, solução de conflitos e empresarial, sendo professor convidado de cursos de pós-graduação e MBA em direito desportivo.

Foi advogado contratado do Comitê Olímpico Brasileiro por 14 anos, participando de 2004 até 2013 de todas as arbitragens envolvendo o olimpismo brasileiro, acompanhando a delegação brasileira nas Olimpíadas de Pequim e Londres, para defesa dos interesses dos atletas e do próprio COB, tendo participado do processo de organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Advogou para inúmeras Confederações Desportivas (CBDA, CBV, CBH, CBVM, CBCa, CBTKD, etc.) atletas olímpicos e campeões mundiais, inclusive perante o Tribunal Arbitral do Esporte – TAS/CAS em Lausanne (Suíça), perante os Tribunais das Federações Internacionais (FINA, IAAF, FIVB, FEI, FISA, ICF, FIFA, etc.), aonde se especializou em regras de antidoping, variadas questões disciplinares e qualificação para jogos olímpicos e competições internacionais.

Desde 2006 comanda o departamento do jurídico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA, obtendo relevantes resultados para a entidade, participando de questões inerentes ao Ministério do Esporte, captação de recursos através de projetos, reuniões junto ao COB, litígios na área cível, trabalhista, e desportiva, negociação de contratos, relações com patrocinadores, questões estatutárias, etc.

Na área do direito desportivo, assessora juridicamente atletas, federações, confederações, agentes, clubes, ligas e patrocinadores em análises contratuais, consultorias e litígios nacionais e internacionais inerentes às mais diversas modalidades olímpicas (doping, natação, atletismo, vôlei, hipismo, canoagem, futebol, vela, pentatlo moderno, levantamento de peso, triatlo, etc.), incluindo-se disputas comerciais e disciplinares envolvendo federações internacionais (e.g. FINA). Marcelo Franklin possui experiência com direito desportivo ao redor do mundo (Europa, América do Norte, América Latina, Oriente Médio e Ásia).

Possui 16 anos de experiência em litígios perante Tribunais Estaduais, Federais e Tribunais Superiores (Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal), sendo especialista em contencioso estratégico, advogando para empresas de grande porte em litígios complexos, tendo participado de arbitragens comercias perante a Câmara de Comércio Brasil Canadá, a Câmara de Conciliação e Arbitragem da FGV e a Câmara Internacional de Comércio – ICC, em Paris. Especialista em direito civil, processual, administrativo, comercial e societário, com ênfase nas áreas contenciosa e consultiva.

Educação

Bacharel em Direito – Universidade Cândido Mendes – Centro (1999); Pós Graduação em Responsabilidade Civil – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ (2004); Pós Graduação em Direito Privado Patrimonial – PUC Rio (2008); Mestre em Direito Honoris Causa em Internacional Sports Law pelo Instituto Superior de Derecho y Economia – ISDE – Espanha.

Atividades Profissionais / OAB

Inscrito na OAB/RJ e SP

Idiomas

Português, inglês, francês e espanhol.